sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Atividade Fisica 3


Diferença de potencial e corrente elétrica

Para que os elétrons livres de um condutor passem a se deslocar preferencialmente em determinada direção e determinado sentido é preciso que em cada um atue uma força orientando esse deslocamento nessa direção e nesse sentido. Para que um elétron ou qualquer outro portador de carga elétrica sofra a ação de uma força é preciso que ele esteja imerso em um campo elétrico.
Uma forma de criar um campo elétrico que provoque e oriente o movimento dos portadores de carga em um condutor, originem a corrente elétrica, é estabelecer uma diferença de potencial entre dois pontos desse condutor. Ex: Quando se estabelece uma diferença de potencial (delta V) entre dois pontos de um condutor (A e B), um campo elétrico propaga-se em seu interior e provoca e orienta o movimento dos elétrons.
Se os portadores de cargas tiverem carga elétrica negativa (como elétrons livres), o sentido do movimento desses portadores coincide com a força elétrica (F) que atua sobre cada elétron livre e com o da velocidade média dos elétrons (V E), mas é o oposto ao sentido do vetor campo elétrico (E) que atua sobre ele.
Como o sentido convencional da corrente elétrica supõe portadores de carga elétrica positiva, o sentido de movimento desses portadores coincide com o da força elétrica que atua sobre cada portador, o da velocidade desses portadores e com o da velocidade desses portadores r com o vetor campo elétrico que atua sobre eles. O sentido dessas grandezas é o sentido real de deslocamento dos portadores de carga.

Resistência elétrica e lei de Ohm
Define-se resistência elétrica ( R ) de um condutor pela razão R=V-I onde V é a diferença de potencial nas extremidades do condutor. I= é a intensidade corrente elétrica que o atravessa.
Obs: No SI a unidade de resistência elétrica deriva da razão volt e recebe o nome de Ohn (ampére) em homenagem ao físico alemão George Simon Ohm (1789-1854).
O valor da resistência elétrica de qualquer condutor pode ser considerado constante em determinados intervalos de variação da intensidade da corrente elétrica. Nesse caso, a diferença de potencial nas extremidades do condutor é diretamente proporcional à intensidade da corrente elétrica que o atravessa e o valor da resistência é a constante de proporcionalidade. Assim podemos escrever a definição de resistência elétrica.
V=R . I É conhecida como Lei de Ohm. Quando sua resistência elétrica pode ser considerada constante, ele é chamado de resistor Ôhmico.

Resistores

São componentes elétricos destinados em geral, a limitar a intensidade da corrente elétrica. Em determinada especificações o valor nominal -especificação pela qual um componente elétrico é comercializado- da sua resistência elétrica é bem determinada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário